Sobre o filme " Guera nas Estrelas "
para Oscar Fuller
"Minha Pátria é minha língua" disse o poeta Fernando Pessoa que achava ser o 4º Império o Anglo-Saxão, do Reino Unido migrou para os EUA ( segundo JLGodard no filme Elogio do Amor é um país sem nome próprio já que "estados unidos" cada país tem os seus e América há a do Sul, Central e do Norte...). Não é segredo para ninguém que depois da guerra de independência de Cuba, final do séc. XIX , foram vários pensadores falando em "Destino Manifesto" e as demais ações todos sabem, chegando ao cúmulo de Costa Gavras contar que um figurão do cinema dos EUA disse pra ele:" Por que você europeus fazem cinema? Deixem que nós fazemos tão bem!" E Wim Wenders em um depoimento no Extra do DVD de Land of Plenty disse que "o Cinema dos EUA colonizou nosso subconsciente!" A maior prova dessa colonização é um grupo Carnavalesco de Ramos, Rio de Janeiro, Brasil, chamado Cacique de Ramos cuja fantasia é de índio da América do Norte, dos filmes de Western... a despeito de haver quase 200 povos indígenas no Brasil com plumárias, adereços e roupas lindíssimas! Mas não passaram no Cinema...
Star Wars é um sucesso de bilheteria incontestável e detestado por muitos que não se dão ao trabalho de averiguar porque faz tanto sucesso. A fórmula infalível dos blockbusters é Sangue e Lágrimas, ou seja , violência e melodrama com trilha sonora melosa e grandiloquente. E pitadas de humor também, mesmo que seja de mau gosto como um sapato voando com o respectivo pé decepado dentro!
E por que o sucesso permanece por 40 anos e continuará? Sem dúvida há algumas qualidades, a principal é um roteiro que respeita o que Vladimir Propp organizou em 31 funções e 7 personagens principais (até na Wikipedia há essas informações). Propp foi um estudioso dos Contos populares da Rússia, coletou e percebeu que todos seguiam a mesma estrutura com variações. Os maravilhosos irmãos Grimm coletaram muitos contos também; Câmara Cascudo aqui no Brasil idem; Bruno Bettelheim escreveu o ótimo "Psicanálise dos Contos de Fadas" e muitos outros.
E neste episódio "O Despertar da Força" há novidades: uma mulher jovem como heroína, um homem jovem e negro ( detalhe que se não fosse ainda haver racistas nem deveria ser mencionado) que era do lado das trevas(os malvados) e, de repente, sensibilizado, passa para o lado da luz(os bonzinhos). Há o casal de idosos, um filho desgarrado...Há propaganda subliminar, dirão alguns, entre as quais haver um único Senado na República congregando tantos Planetas( países), numa clara alusão a um Império. Mas na Saga a palavra "Império" designa o lado das trevas, a maldade em estado máximo e para tanto a direção de arte, figurinos capricham sempre com visual que lembra os capacetes dos nazistas(exemplo Real de maldade máxima). Os membros da resistência são descolados, usam as roupas que quiserem com especial foco em duas jaquetas de couro.
Se nos Contos Populares(Folclóricos, de Fadas, Tradicionais, etc. como queiram chamar) o
maniqueísmo funciona e é a regra, sabemos que na vida Real não é bem assim, com breves exceções : quando há regimes totalitários, que aliás exacerbam o maniqueísmo como forma de dominação , é dever rechaçá-los.
Contudo, o Modo de Vida Americano(American Way of Life), agora incorporado pelos chineses, já comprovou que levou o Planeta a esta situação insustentável de poluição, aquecimento e risco, sem contar ainda que morrem 5 crianças de fome por minuto em pleno século XXI. O Professor Milton Santos disse que "o Consumismo é um tipo de Fundamentalismo" e se os
fundamentalismos religiosos são condenáveis por que este também não seria?
Em Guerra nas Estrelas há uma frase que serve muito aos dias atuais em que as ficções nos
divertem, nos distraem da dura realidade em que o futuro das antigas ficções-científicas chegou , mas certa mentalidade da Idade Média retornou sem medo e sem vergonha, tomara inspire a todos que desejam um mundo melhor:
"Esteja a força com você"("May the force be with you!" ) !
Escrito por Márcia Cristina Paraguassu em 22/12/2015